Desperte Todo o Seu Potencial

Hoje quero mostrar um princípio que em minha opinião é o começo para se viver a partir do seu potencial máximo e viver uma vida extraordinária.

Vamos falar aqui sobre conceitos que você já conhece, mas talvez não tenha essa visão sobre eles e isso será muito revelador.

Você já parou para pensar quais são nossas formas de aprendizado, de adquirir novos conhecimentos e habilidades? Quando me perguntaram isso, eu logo pensei em ler, assistir a uma aula, tentativa e erro, enfim coisas desse tipo e provavelmente você também está pensando nisso.

Então me perguntaram o seguinte: como você acha que aprendemos a falar e a andar, por exemplo, se nem se quer sabíamos ler, não podíamos perguntar e ainda nem tínhamos um raciocínio lógico totalmente desenvolvido, como que um bebe se nascer aqui irá falar português, se nascer na China falará chinês e assim por diante, em qualquer lugar do mundo?

Eu achei curioso e a resposta foi que o bebe aprende por modelagem, ele observa o mundo a sua volta e absorve o que existe nele e essa é a maior e a melhor forma de aprendizado que temos. Com o tempo, somos ensinados a aprender de outras maneiras e acabamos nos esquecendo de utilizar a modelagem, ao menos conscientemente, pois ela continua ativa e funcionando em nossas vidas.

Por exemplo, os filhos inicialmente falam como os pais e as pessoas que frequentam suas casas (a maioria, parentes e adultos), mas logo vão para a escola e começam a surgir as famosas gírias. Aquilo é comum para a idade e pode ser mais ou menos acentuado, dependendo do ambiente. Mas o ponto é que a criança irá falar de forma semelhante às outras com quem convive naquele momento. Portanto, o fator modelagem do aprendizado dela continua ativo.

E assim essa história se repete em todos os âmbitos ao longo da nossa vida. Você e seus amigos mais próximos são parecidos em tudo, seus salários, contas bancárias, formas de falar, pensar, nos gostos, ideias, lugares que frequentam e assim por diante. Isso também inclui seus familiares mais próximos, como pais e irmãos. Vamos usar o bom senso, não estou dizendo que são iguais, mas tem muita coisa em comum aqui e isso é curioso, vamos manter a mente aberta.

Daqui vêm aqueles famosos ditados: “Diga-me com andas que te direi quem és”; “Você é a médias das cinco pessoas mais próximas”. É clichê, mas enfim, você terá uma nova visão sobre isso a partir desse momento.

Agora que você tem consciência que a modelagem existe, vou te dizer como usá-la para conquistar e ser o que quiser na sua vida. A lógica é muito simples, se aproxime de pessoas que já alcançaram aquilo que você está buscando. E por isso entenda mentores.

Se você busca sucesso financeiro, amoroso, familiar, se quer fama, ou quer abrir um negócio, procure por alguém que já tenha conquistado isso. E não tem que ser apenas um mentor, você pode ter vários, um diferente para cada objetivo ou sonho que você tenha. Por exemplo, um mentor pode ter uma saúde e um corpo espetacular, mas não ter o sucesso financeiro que você busca e para isso você terá outro.

Na busca por mentores, eu procuro usar uma regra de encontrar pessoas que estejam pelo menos 10 vezes mais na minha frente, se eu quero ter um milhão, procuro alguém que já tenha conquistado pelo menos 10 e assim por diante. Não só mentores, mas comece a enxergar os seus relacionamentos como um todo, as pessoas com as quais você convive, busque estar próximo daquelas que fazem mais sentido com seus objetivos e sonhos, frequente os lugares onde pessoas com um nível maior que o seu frequentam, esteja próximo, faça amizades verdadeiras e conviva com elas. Seus relacionamentos são uma parte fundamental para o seu crescimento e você devia enxerga-los como algo extremamente importante e sagrado. É a sua vida que está em jogo aqui.

Não só pelas conversas, pela troca de ideias, mas como eu disse, o efeito da modelagem ocorre naturalmente com quem você se aproxima, não é preciso falar nada em específico, apenas conviver e você começará a se parecer cada vez mais com essas pessoas e acredite, a sua vida também, seu sucesso irá se assemelhar ao delas e assim você vai subindo cada vez mais.

Todas as grandes pessoas de sucesso tiveram mentores, ninguém chega ao topo do nada ou sozinho. Eu poderia citar vários nomes aqui, mas essa é uma conversa para outro post. Meu objetivo aqui era te conscientizar dessa grande ferramenta que você tem e todos nós temos na verdade, a modelagem, porém uns a usam com consciência e outros deixam que o acaso o faça por eles. Portanto, comece a observar isso, tire suas próprias conclusões e assuma o controle.