Conquiste a Confiança e Suas Metas

Eu vou contar pra vocês um dos princípios que meu mentor me ensinou, que vai te ajudar a se motivar instantaneamente quando você estiver pra baixo e te dará muito mais confiança em si próprio quando estiver pensando que não é capaz de atingir uma meta que você determinou.

E esse princípio é bem simples: olhar para o mundo com diferentes perspectivas. Vamos supor que você determinou um objetivo que neste momento, com as condições que você tem e no ambiente onde você vive, esta meta parece simplesmente não atingível.

Geralmente, quando começam e ao longo do caminho, as pessoas são positivas. Dizem para si próprias que vão conseguir e que vai dar certo. Mas lá no fundo, não estão acreditando plenamente que são capazes.

Com isso, a maioria delas acaba chegando até um determinado ponto e então desiste. Elas não colocam o esforço necessário para atingir aquela meta, por isso, quando conseguem algum progresso, já se dão por satisfeitas e então reduzem a meta para aquele patamar que conseguiram atingir, de modo que não se sintam mal e que possam dizer para as pessoas que chegaram lá.

O único problema é que, desde o início, elas não acreditavam que eram capazes de cumprir aquela meta, simples assim. Se você acreditar realmente e não tiver nenhuma possibilidade de falha na sua cabeça, você vai atingir o seu objetivo.

O método para você atingir este estado de confiança é muito simples. Basta você olhar para sua meta sob uma perspectiva diferente. Existem milhares de pessoas fazendo muito mais do que a sua meta, simplesmente o que você tem que fazer é encontrar essas pessoas e criar um tipo de conexão com elas, para despertar o sentimento de que se ela é capaz, você também é.

E hoje em dia, essas pessoas estão por toda parte, basta você ligar o seu computador e entrar no YouTube. Se você digitar o tema ao qual a sua meta se trata, encontrará inúmeras pessoas falando sobre aquilo e pessoas que já conquistaram essa meta e muito mais. Elas irão dizer como fizeram pra chegar onde estão e te darão várias maneiras inovadoras e alternativas para você conquistar o seu objetivo.

Vou te dar um exemplo muito simples. Vamos supor que a sua meta seja ler um livro por mês. Se você estiver em um ambiente onde as pessoas não leem um livro por mês, e muito provavelmente você está, porque as pessoas ao seu redor geralmente são muito parecidas com você. Um livro por mês vai parecer muita coisa.

Agora, se você encontra uma pessoa que leia três livros por dia e escutar ela falando sobre isso, ver que ela é uma pessoa normal como você. A sua meta vai começar a parecer muito pequena e por isso você vai se sentir muito capaz de atingi-la. Porque existe alguém que já faz algo muito maior do que isso e você a viu com seus próprios olhos. Ainda mais se essa pessoa te der dicas e explicar como ela faz isso, aí ela vai destroçar todas as suas desculpas e a sua meta vai parecer extremamente atingível. Isso vai te dar uma confiança tão grande que o seu nível de atividade vai aumentar muito, pois falhar não será mais uma opção, então você fará tudo ao seu alcance para chegar lá e muito provavelmente você vai conseguir ler mais do que o seu um livro por mês.

Da mesma forma funciona o contrário, se você tem um problema, procure por alguém que tenha um problema muito maior do que o seu. Vá visitar hospitais de pessoas com câncer, crianças com câncer, de pessoas que sofreram acidentes e a vida delas se define em um único objetivo, muitas vezes, de simplesmente voltar andar direito. Você pode procurar no YouTube também, lá encontrará muito material nesse sentido. E quando você fizer isso, os seus problemas vão começar parecer muito pequenos, não irão mais te chatear, nem sequer te incomodar e você vai até dar graças a Deus por tê-los e se achará muito capaz de resolvê-los.

Então o princípio é esse, olhar para vida com perspectivas, se você tiver um objetivo, procure por alguém que tenha atingido um maior do que o seu e que seja no mesmo tema.

E se você estiver sufocando com algum problema ou ele estiver parecendo grande demais, procure por alguém que tenha um muito maior do que o seu.